Audiência Papal: o que você precisa saber.

13/11/2019

 Muitos turistas querem participar deste maravilhoso momento no Vaticano. Neste post, daremos todas as dicas para quem sonha em ver o Papa de pertinho.

 A audiência papal acontece todas as quartas-feiras do ano, às 09:30, mas antes de organizar seu roteiro é sempre importante olhar o calendário de audiências para verificar se o Papa estará em Roma, ou não. Para tanto, basta visitar o site da Prefettura della Casa Pontificia e buscar pelo mês da sua viagem.

 Feito isso, e não constando como "anullata" (anulada) a audiência, é hora de providenciar os convites. 

COMO CONSEGUIR OS INGRESSOS 

 No mesmo site em que consta o calendário, no canto superior esquerdo da tela, vocês poderão clicar na aba: "Biglietti". As instruções são: enviar uma carta ou um fax diretamente para o Vaticano, indicando o dia da audiência, o número de bilhetes, nome de cada participante, endereço, telefone e fax. Feito isso, basta aguardar a confirmação do Vaticano e, ao chegar em Roma, retirar os ingressos.

Querem uma super dica?

 Enviar o requerimento com antecedência, por carta ou fax, ou não enviar nada, na prática, não faz nenhuma diferença, pois todos temos acesso aos mesmos ingressos, que são disponibilizados pela Prefeitura da Casa Pontifícia na Via di Porta Angelica.

Como fazer?

 Basta se dirigir ao Portão de Bronze, que fica bem pertinho da Praça de São Pedro, e solicitar aos guardas suiços quantos ingressos precisar - até 9 por pessoa.

"Buongiorno! Vorrei x biglietti per l´udienza papale. Grazie."Apesar de serem suiços, eles falam italiano.

 A distribuição gratuita de ingressos é realizada a partir das 13:00 da segunda-feira até as 18:00 da terça-feira que antecedem à quarta-feira em que será realizada a audiência. Então, não se preocupem em fazer um requerimento prévio.

 Vale ressaltar que, o horário de início da celebração é, oficialmente, às 09:30, como consta, inclusive, no convite. No entanto, antes de começar a audiência, por volta das 09:10, o Papa já passa pela praça com o papamóvel. 

CUSTO DOS INGRESSOS E RESERVA DE LUGARES

 Sempre importante frisar que os ingressos são gratuitos, ninguém pode vendê-los, mas infelizmente é uma prática recorrente entre algumas agências online, e que é totalmente ilegal. O mesmo vale para as cadeiras disponíveis dentro da praça de São Pedro, não é possível reservar um lugar. Consegue sentar quem chega antes, os demais ficam em pé, e a proximidade do Papa se dará por ordem de chegada.

QUE HORAS DEVO CHEGAR?

Bom, sempre respondo essa pergunta dizendo que isso depende se você quer sentar ou não, pois, como já mencionado, tanto os lugares nas cadeiras, como o posicionamento em pé na praça, dar-se-ão por ordem de chegada. Lembrando que a Praça de São Pedro abre as 07:15.

Sempre aconselhamos ficar perto do corredor por onde o papamóvel vai passar, delimitado por grades de madeira e uma faixa branca. Levem bandeira do Brasil, cartazes pedindo benção, e tentem colocar as crianças bem visíveis, pois, muitas vezes, ele para e as abençoa.

 Olhem esse vídeo que emocionante - chorei:

O QUE NÃO LEVAR PARA A AUDIÊNCIA - CONTROLE DE SEGURANÇA

Para entrar na praça de São Pedro, às quartas-feiras de manhã, todos passam pelo detector de metais, e os objetos que não entram são:

- Desodorante ou qualquer aerosol;

- Garrafinha de água de alumínio;

- Guarda-chuva de ponta;

- Pau-de-selfie, melhor evitar.

Obviamente, coloquei os objetos que normalmente levamos em uma mochila quando passeamos por uma cidade turística. Nem é preciso mencionar que objetos cortantes e armas são proibidos.

REQUERIMENTOS ESPECIAIS

Caso seja necessário solicitar um ingresso para benção especial, como para recém-casados - o casal tem que ter até três meses de casamento - este pedido deverá, obrigatoriamente, ser realizado com antecedência, por carta ou fax, porém, sempre gratuito.

O mesmo funciona para as missas de Natal, Páscoa e datas importantes.

LOCAL DA AUDIÊNCIA

Praça de São Pedro: do início de março até o final de novembro. Mesmo sem  ingresso é possível entrar na praça, por se tratar de local público.

Sala Paulo VI: fica bem ao lado da Basílica de São Pedro. Do início de dezembro até o final de fevereiro e são necessários os ingressos para a entrada na sala.

Espero ter ajudado com esse post, caso tenham alguma outra dúvida, estou sempre aqui para auxiliá-los.


LINKS ÚTEIS:

Calendário de audiência papal:

Como solicitar os ingressos:

Onde retirar os ingressos: